Atualizado 10/08/2018

Área pública ociosa é transformada em horta e pomar comunitários em São Nicolau

O terreno baldio deu lugar a um espaço de produção de alimentos.

Foto> Divulgação
Foto> Divulgação

Uma área pública ociosa em São Nicolau, onde estava instalada a escola Neri Eno Beier, passou a ser aproveitada para a implantação de uma horta e de um pomar comunitários. O terreno baldio deu lugar a um espaço de produção de alimentos, resultado do trabalho conjunto de participantes de um projeto de inclusão social do município, com assistência de uma equipe de técnicos da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e da Emater/RS-Ascar. 


Para a extensionista social da Emater/RS-Ascar de São Nicolau, Mara Leandra Ketzer, além de ser uma oportunidade de produzir alimentos de forma solidária, a horta possibilita a promoção de segurança alimentar de famílias em vulnerabilidade social, assim como o acesso a alimentos livres de agrotóxicos a beneficiários de projetos sociais do Cras, usuários do asilo e alunos da escola de educação infantil da cidade e demais instituições que recebem doações da horta. 


Com isso, pretende-se resgatar também a percepção de “alimento de verdade”, não aquele que parece brotar de prateleiras e gôndolas de supermercados, muitas vezes já descascados, cortados e embalados, e sim aqueles que se tem a certeza da procedência e do cuidado no momento da produção. As hortas urbanas, a exemplo da iniciativa de São Nicolau, são um importante passo para o resgate da produção de alimentos para autoconsumo e para disponibilização de uma alimentação saudável a diversas famílias. “Pensando assim, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e da Emater, desenvolveram a horta, onde já estamos colhendo bons frutos, que estão sendo fornecidos a diferentes instituições do município”, comenta Mara. 


Além do trabalho de produção de alimentos, foi restaurada a proteção de uma nascente de água, aproveitada para o fornecimento para quatro famílias de comunidade rural próxima e para a irrigação da horta comunitária. O trabalho de proteção da nascente foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, através do servidor Alceu Blanco, que executou o trabalho de restauração e adequação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções