Atualizado 10/05/2018

Enem 2018 recebe mais de 2 milhões de inscrições em 48 horas

Taxa de inscrição é de R$ 82. Aqueles que conseguiram a isenção da taxa também devem se inscrever.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 recebeu 2.157.689 inscrições nas primeiras 48 horas após a abertura do sistema, por volta das 10h da segunda-feira (7). O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira na manhã desta quarta (9).

 

Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a previsão é de que, até o dia 18 de maio, quando acaba o prazo das inscrições, o total de candidatos chegue a 7,5 milhões.

 

Todos os interessados em participar da prova devem se inscrever - inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame.

 

No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Como se inscrever

 

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos. Confira aqui o passo a passo.

 

Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.

 

O Enem seleciona candidatos para o Sisu, Prouni, Fies e universidades portuguesas.

 

Datas das provas

 

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

 

  • 04/11: 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.

 

Duração: 5h30

 

  • 11/11: 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

 

Duração: 5h (30 minutos a mais do que em 2017)

 

Horários das provas

 

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia)

Fonte: G1
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções