Atualizado 11/10/2017

Orquestra (Ospa) apresentará concerto na ExpoIjuí dia 16

Segunda-feira, às 20h30, a orquestra interpreta trechos de óperas, música latino-americana e trilhas de filmes.

Fotos: OSPA/Divulgação.
Fotos: OSPA/Divulgação.

Depois de quase 17 anos sem se apresentar em Ijuí, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza um concerto especial na cidade, no dia 16 de outubro, segunda-feira, às 20h30.

 

Os músicos sobem ao palco do Parque de Feiras e Exposições Wanderley Agostinho Burmann, dentro da programação da EXPOIJUÍ-FENADI 2017, para interpretar obras de compositores como Verdi, Piazolla, Villa-Lobos, além de peças que integram a trilha sonora dos filmes Piratas do Caribe e O Poderoso Chefão.

 

A soprano Andiara Mumbaché a solista da exibição. Já a regência, fica a cargo do maestro Evandro Matté, diretor artístico da sinfônica. O evento, patrocinado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), faz parte da Série Interior da Ospa e tem entrada franca.

 

Sobre o programa

 

A noite começa com a "Dança Eslava nº 8" do compositor checo Antonín Dvorák (1841-1904). Depois, são interpretados dois trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901): a abertura da ópera “Nabucco”, e “Caro Nome” da ópera “Rigoletto”, com os solos da soprano Andiara Mumbach. Na sequência, a sinfônica apresenta "Vozes da Primavera", valsa de Strauss II (1825-1899).

 

Passando da tradição europeia para a música latino-americana, a Ospa dá continuidade ao concerto com o primeiro movimento das “Bachianas Brasileiras nº 5”, de Villa-Lobos (1887-1959), com mais uma participação de Andiara.

 

Depois, a orquestra executa "Batuque", de Alberto Nepomuceno (1864-1920) e “Dança Brasileira n. 1” de Camargo Guarnieri (1907-1993). A expressividade portenha ganha vida em Libertango”, de Astor Piazzolla (1921-1992).

 

Por fim, contemplando os fãs da sétima arte, o concerto destaca populares trilhas de cinema: "Indiana Jones Medley", de John Williams (1932-), "O Poderoso Chefão", de Nino Rota (1911-1979), e "Piratas do Caribe", de Klaws Badelt (1967-).

 

Evandro Matté (Brasil | regente)

 

É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

 

Andiara Mumbach (Brasil | soprano)

 

Bacharel em canto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem participado de masterclasses com os professores Carlos Rodriguez, Luisa Giannini, Juremir Vieira, Maria Cristina Kiehr, Marilia Vargas, Homero Velho, Eiko Senda e Martha Herr. Foi professora de técnica vocal no Projeto de Extensão do Curso de Música da UFSM e preparadora vocal do Coro de Câmara da mesma instituição. Atualmente, ministra aulas de canto e dedica-se especialmente ao repertório barroco e à música de câmara, recebendo orientações da soprano Elisa Machado, em Porto Alegre.

 

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

 

Concerto da Ospa em Ijuí | Série Interior

 

EXPOIJUÍ-FENADI 2017

Quando: Dia 16 de outubro de 2017, segunda-feira

Horário: 20h30

Local: Parque de Feiras e Exposições Wanderley Agostinho Burmann (BR 285 Km 454, Ijuí)

 

ENTRADA FRANCA

Fonte: Ijuí News
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções