Atualizado 08/03/2019

Dia da Mulher é marcado com o Fórum de Políticas Públicas

Durante todo o mês de março, Santo Ângelo terá extensa programação com eventos em homenagem às mulheres

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para celebrar esta data que marca a luta das mulheres, o Governo Municipal de Santo Ângelo por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CCM) montou uma programação especial para todo o mês.

Dando início a programação “Março é Mulher: Todos pelo fim da Violência Contra a Mulher” foi realizada nesta sexta-feira, 08, a nomeação das entidades que farão parte do Fórum de Políticas Públicas – Pró Erradicação da Violência Contra Mulher. O fórum é uma iniciativa do Governo Municipal por meio da Coordenadoria da Mulher, com apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Terceira Promotoria Criminal de Santo Ângelo.

O fórum tem como objetivo instituir um planejamento municipal para definir prioridades, responsabilidades e necessidades, para promover um atendimento mais humanizado e eficiente às mulheres que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência. Também é um dos propósitos, apoiar as ações já realizadas pela Coordenadoria da Mulher, realizar um mapeamento de realidade das mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social e fortalecer as políticas de gênero.

O Grupo de Danças Soul Feeling realizou uma apresentação com abordagem voltada à violência doméstica e ao feminicídio, com coreografia de Milena Rosa e Juliana de Lima. A coordenadora da CMM, Simone Lunkes, destacou que o espetáculo retratou o que muitas mulheres vivem em seu cotidiano. “O grupo apresentou o que acontece em diversos lares do país, por isso, escolhemos este dia tão simbólico para darmos início ao nosso trabalho no fórum, e espero que, a partir dele, possamos criar ações efetivas que ajudem as mulheres”, declarou.

Segundo dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBPS), em 2018 no Brasil, 536 mulheres foram agredidas por hora. A população inteira do Equador possui 16 milhões de pessoas, esse foi o número de mulheres que sofreram algum tipo de violência no Brasil no ano passado. No Rio Grande do Sul foram registrados 117 feminicídios em 2018. Estes dados são preocupantes, por isso, Santo Ângelo vem investindo em ações para mudar estes números.

O prefeito Jacques Barbosa parabenizou as mulheres presentes e salientou a importância da criação do Fórum de Políticas Públicas – Pró Erradicação da Violência Contra Mulher, com base em dados alarmantes no Estado e no País. “Inicialmente quero parabenizar todas as mulheres que são o símbolo de força e sensibilidade, o dia oito de março representa o dia de luta das mulheres pelos seus direitos. Espero que o fórum seja um espaço de diálogo e de capacitação para que possamos ampliar a rede de proteção às mulheres. Esse é o primeiro passo de um grande desafio, para que possamos diminuir os índices de violência em Santo Ângelo e na região”, ressaltou.

Também participaram do evento, o vice-prefeito Bruno Hesse, a vice-primeira-dama Ligia Hesse, o presidente da Câmara de Vereadores, Dionísio Faganello, o promotor de Justiça da Terceira Promotoria Criminal de Santo Ângelo, Rodrigo Ballverdú Louzada, o juiz da Segunda Vara Criminal, Carlos Adriano da Silva, e representantes de entidades que integram o Fórum.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

08/03 – Sexta-Feira

19 horas – Exposição – “Mulheres de Santo Ângelo e seus Afazeres” – Uma homenagem as mulheres que fizeram e fazem a história em nossa cidade ao longo dos 146 anos de Santo Ângelo.

Local: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado

Promoção: Secretaria Municipal de Cultura

09/03 – Sábado

8h30min – Café Colonial Missioneiro Especial do Dia da Mulher

Local: Pavilhão da Agricultura Familiar

Promoção: Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo

Apoio: Secretaria Municipal de Agricultura, ACLUMASA, Artesãs Indígenas da Comunidade Mbyá-Guarany

09 horas às 16h30min: Brechó Solidário

Local: Teatro Municipal Antônio Sepp

Promoção: Liga de Combate ao Câncer

10/03 – Domingo

08 horas – Torneio de Vôlei Feminino “Todos pelo fim da violência contra a mulher”

Local: Ginásio Professor Marcelo Mioso

Promoção: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude

11/03 – Segunda-Feira

19 horas – Sessão Solene Especial em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Título de Mulher Cidadã

Local: Câmara Municipal de Vereadores

19h30min – Evento alusivo ao mês da Mulher “Ressignificando as Relações Amorosas, Desatando Nós e Restabelecendo Laços”

Abertura do evento: Fridas Missioneiras

Lançamento do projeto Intervenção com Homens Agressores

Local: Prédio 13 da URI Santo Ângelo

Promoção: URI Santo Ângelo por meio dos cursos de Psicologia e Direito

Apoio: Poder Judiciário e Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e Coordenadoria Municipal da Mulher.

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções