Atualizado 09/11/2018

Gastronomia na feira incrementa vendas de produtos coloniais

Relatório da APROHCOSA revela que implementação do café colonial e do peixe frito, com apoio do Município, aumentou movimento e comercialização.

Foto: Fernando Gomes
Foto: Fernando Gomes

A diretoria da Associação de Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROHCOSA), recentemente empossada, esteve reunida com o prefeito Jacques Barbosa na manhã desta terça-feira, 06, para apresentação de um relatório das atividades desenvolvidas ao longo do ano e manifestar a intenção de estreitar a parceria estabelecida entre o Governo Municipal e seus associados que, na avaliação dos novos dirigentes, resultou no fortalecimento da feira realizada no pavilhão da Avenida Venâncio Aires.

 

O prefeito ressaltou os grandes avanços para as agroindústrias familiares com a implantação de projetos inovadores junto à feira, como o Café Colonial Missioneiro e a Sexta-Feira do Peixe Frito, realizados mensalmente, que encontraram respaldo na comunidade.

 

No relatório entregue ao prefeito Jacques, os agricultores demonstraram que a introdução da gastronomia no espaço, com a oferta de café e peixe, proporcionou um aumento significativo no movimento e na comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros, em exposição as terças, quintas e sábados. “Os produtos do Café Colonial são todos oriundos da agricultura familiar e tem recebido elogios da população, comprovando a eficácia do trabalho realizado junto às agroindústrias e produtores de hortigranjeiros de Santo Ângelo”, revela a nova direção da APROCOHSA.

 

Durante a 9ª FEAAGRI Missões, realizada em setembro, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, foram servidos mais de 500 cafés com produtos coloniais.

 

PARCERIAS

 

“Os objetivos desta nova gestão é continuar e aprimorar as parcerias com a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Agricultura e do Meio Ambiente, com entidades do setor primário, de classe e instituições de ensino. Ao mesmo tempo agradecemos as melhorias realizadas pelo Governo Municipal na cozinha, os equipamentos e o ajardinamento na área externa do pavilhão, e o acompanhamento técnico às agroindústrias, além dos serviços realizados na propriedade rural”, declarou o presidente empossado Reinaldo Machado, que estava acompanhado da vice-presidente Márcia Brutti, do tesoureiro Alessandro Peppe e do coordenador das Associações de Produtores e das Agroindústrias da Secretaria da Agricultura, Diomar Formenton.

 

A associação conta hoje com 14 famílias associados envolvendo em torno de 50 pessoas instaladas no Pavilhão das Agroindústrias e Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires.

 

AMPLIAÇÃO

 

Em documento, a nova direção da APROHCOSA solicitou ao prefeito a ampliação do pavilhão da feira, a fim de adequar o espaço para receber um público diferenciado como turistas, sediar reuniões e eventos de médio porte para o Café Colonial Missioneiro. Outra solicitação ao Executivo é o apoio às agroindústrias de produtos de origem animal com a destinação de um responsável técnico. “Esse apoio vai oferecer condições para a redução dos custos de produção e na viabilização das agroindústrias familiares. Temos potencial, com local privilegiado, espaço para a participação de novos produtores e pretendemos ampliar os dias de feira”, justificou Machado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santo Ângelo
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções