Atualizado 14/05/2019

Santo Ângelo institui o dia 12 de maio como o Dia Municipal da Fibromialgia

Lei sancionada pelo Executivo regulamenta o uso do símbolo mundial da doença em placas preferenciais de estabelecimentos públicos e privados

O prefeito Jacques Barbosa sancionou na segunda-feira, 13, no gabinete do Executivo a nova lei que determina o uso do Símbolo Mundial da Fibromialgia em placas preferenciais, e institui o dia 12 de maio como o Dia Municipal da Fibromialgia. O projeto de Lei nº 4.296 de 8 de maio de 2019 é de autoria da vereadora Jacqueline Possebom (PDT).

De acordo com a vereadora Jacqueline, a ideia do projeto surgiu após reuniões realizadas com os portadores da doença. “Tive a oportunidade de conversar com eles sobre a fibromialgia, assim, conheci as dificuldades enfrentadas no âmbito social e familiar. Esta lei busca ajudá-los a conseguir mais direitos, políticas públicas e fazer com que mais pessoas conheçam e entendam a doença”, explicou.

O prefeito Jacques Barbosa recebeu dos participantes da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro), um laço roxo que simboliza a luta dos portadores da doença, e a busca pela conscientização do diagnóstico precoce. “É de extrema importância que o Poder Público colabore com leis como esta, pois, os portadores de fibromialgia precisam de atendimento preferencial, o longo tempo de espera em filas pode fazer com que seus sintomas aumentem”, pontuou.

Os estabelecimentos públicos e privados como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral terão 120 dias para se adequar a nova lei. O Dia Municipal da Fibromialgia será comemorado anualmente em 12 de maio. Para comemorar a data, serão realizadas palestras, debates e seminários, para contribuir para a conscientização e divulgação da doença.

De acordo com a portadora da doença, Márcia Lopes, a procura pela ANFIBRO no município aumentou depois da iniciativa da vereadora Jacqueline, ela também agradeceu o apoio do Governo Municipal. “Em nome do grupo quero agradecer o auxilio que estamos recebendo do município, esperamos que no próximo ano consigamos fazer diversas ações no Dia Municipal da Fibromialgia”, declarou.

No município a ANFIBRO conta com 17 membros, quem for portador da doença e tiver interesse em participar do grupo pode entrar em contato com Márcia Lopes pelo telefone 9653-8067 ou com Ana Letícia Klahr 51 8616-0398. O grupo está planejando uma programação com atividades para o próximo domingo no Brique da Praça.

FIBROMIALGIA

 

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções