Atualizado 22/08/2018

Secretária de Educação participa do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação

O fórum foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, de 14 a 17 de agosto, o 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação “O direito à educação e a garantia ao acesso à permanência e à aprendizagem”.


O fórum foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e reuniu 1.500 participantes, entre dirigentes municipais de educação e educadores de todo o país.


A proposta do Fórum esteve pautada em assuntos relacionados:
• Ao financiamento da educação; implementação da Base Nacional Comum Curricular; 
• Papel do professor no processo de ensino e aprendizagem;
• Formação de professores e a atuação no processo de ensino e aprendizagem.}
• Políticas e programas para garantir o direito à educação,
• Além de questões ligadas ao acesso, à permanência e à aprendizagem, entre outros.

 

Foram quatro dias de atividades, divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas temáticas e visitas às salas de atendimento governamental (Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – Sase, Secretaria de Educação Básica – SEB, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Secadi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Ministério da Saúde - MS) e aos estandes do Conviva Educação e dos parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Alana, Instituto Natura, Unicef e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme). 


O 7º FNEx ofereceu aos participantes conferências, mesas-redondas e oficinas temáticas em um ano com intensos debates e desafios para a elaboração dos currículos e as mudanças no processo pedagógico, em função da BNCC. Além disso, foi debatido as alterações que deverão ocorrer na política de formação de professores.


Também esteve presente na abertura do evento o ministro da Educação que falou: Cada vez mais devemos fortalecer os municípios. Temos trabalhado muito para isso. Estamos em um evento que discute com secretários municipais, e o Brasil precisa debater o desequilíbrio que existe no financiamento para os municípios, especialmente na educação”.

 

Rossieli Soares aproveitou a oportunidade para anunciar o repasse de mais de R$ 320 milhões para a merenda escolar. “Havia muita reclamação dos municípios sobre pessoas que não tinham sido inseridas no censo escolar corretamente”, disse. “Usamos a base correta e estamos inserindo os alunos que estão em escolas em tempo integral e que vão receber a merenda escolar. Outro anuncio é que já começamos o programa para gestão da educação municipal, uma demanda da Undime para a qual já temos quase 11 mil pessoas inscritas. O sistema está aberto e quero convidar todos vocês a fazerem o curso. ”

 

Rossieli Soares anunciou o repasse de mais de R$ 320 milhões para a merenda escolar para alguns municípios. “Havia muita reclamação dos municípios sobre pessoas que não tinham sido inseridas no censo escolar corretamente”, disse. “Usamos a base correta e estamos inserindo os alunos que estão em escolas em tempo integral e que vão receber a merenda escolar. 


Outro anuncio importante foi o programa para gestão da educação municipal- GEM, uma demanda da Undime para a qual tem 11 mil pessoas inscritas, entre secretários de educação assessores.

 

E o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, que participou ativamente do fórum, destacou a importância do FNEx em nível nacional. “Nenhum evento consegue reunir tantas pessoas em prol de um único objetivo: defender a educação pública municipal”, e disse que fazer um evento dessa envergadura não é fácil, mas é muito gratificante quando participam1.500 pessoas que representam a diversidade e a pluralidade do nosso Brasil.

 

Segundo a Secretária de Educação, Tania Maris Scola, esse fórum foi um momento de encontro, troca de experiências, aprendizagem e debates, tanto do aspecto técnico, de conhecimentos novos, quanto do aspecto afetivo e das relações que são estabelecidas com pessoas comprometidas a discutir educação. Os assuntos em debate foram de grande relevância para o planejamento e a gestão da educação pública municipal.

 

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções